segunda-feira, 2 de março de 2009

A praga do "eletrizante"

Como um vendaval de gafanhotos no milharal, há cerca de dois ou três anos, numa transmissão da Band, detectei o primeiro - que eu me lembre - "eletrizante". Nas palavras de Éder Luiz, competentíssimo radialista dando seus primeiros vôos na TV, digamos que surgira o primeiro gafanhoto. Peguei repulsa da palavra já neste dia, de tanto que ele usou. Tenho pavor de certas construções, clichês e outras formas gramaticais que viram moda.

O jogo mal começa e era um dos times apresentar um contra-ataque para que Éder berrasse: EEEEEELETRIZAAAAAANTE!!! Terrível. Numa partida, ele usava cerca de 15 vezes o maldito adjetivo. Acho que alguém tratou de avisá-lo e ultimamente ele tem evitado. Mas como um vírus, na esteira de Éder vieram Luiz Roberto - esse gosta demais da palavra! - e Cléber Machado (Rede Globo), e o comentarista e ex-jogador Neto. Outro dia, não me lembro o jogo, Cléber Machado cometeu a heresia de utilizá-la três vezes dentro de uma só frase. Caio Ribeiro, comentarista badalado na emissora - visto a quantidade de jogos que habilmente tem comentado - , apenas concordou.

Mas não é só no rádio ou TV que isso acontece. Na semana passada, no jogo em que o Palmeiras virou o placar pra cima do São Caetano por 4 a 3, eis que os impressos foram tomados pela praga. Até os gratuitos parecem ter descoberto o fenômeno. Destak e Metro trouxeram a palavra logo nas primeiras linhas. "Num jogo eletrizante o Palmeiras venceu..." dizia um. "A partida entre Palmeiras e São Caetano começou eletrizante..." dizia outro. Pareciam ter sido escritos pelo mesmo repórter. Texto finalizado e vou buscar uma foto pra ilustrar. Digito "eletrizante" e o que encontro?Outro texto sobre o mesmo Palmeiras X Azulão, no site G1, que já começa eletrizante pelo título, passeia pelo intertítulo e segue faceiro, dentro do texto.


Confira no link:


Falta de criatividade? Ou qualquer jogo mais movimentado e com muitos gols só consegue ser definido por nefasto adjetivo?

Acordem, jornalistas!!!