segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Adeus retranca

Zago e Valdir J. Moraes: feliz com o retorno ao Palestra

Enfim a diretoria do Palmeiras fez algo de útil: demitiu o retranqueiro Muricy Ramalho do posto de técnico da equipe e trouxe, rapidamente diga-se de passagem, Antonio Carlos Zago. Demorou muito pra isso acontecer. O fracasso no Brasileiro-09, que sequer levou o time à Libertadores, depois de liderar por um bom tempo o campeonato, já seria motivo suficiente para ele ter passado o Natal desempregado.

Um técnico de ponta e "bom pra caramba" como se autodefine não pode ficar lamentando derrotas e culpando a falta de elenco. De banco. Oras, um time com Marcos, Danilo, Pierre, Diego Souza e Cleiton Xavier não é um time pra ficar tomando sufoco jogando contra times medianos.

Enfim, o pior já passou. As esperanças se renovam com a chegada de Antonio Carlos e o anúncio do atacante Ewerthon (quanta firula pra escrever Everton!). Daqui pra frente é soltar o freio de mão do time e deixá-los jogar. Eles sabem fazer isso muito bem. Sem táticas mirabolantes e excesso de volantes. Porque futebol se ganha no ataque, na insistência e na pressão.

Aquele estilo ultrapassado de dominar a marcação pra depois pensar em atacar o adversário vai perdendo espaço, a cada dia, para a ousadia dos novos técnicos. Eles não têm medo de atacar. Foi assim com Silas no Avaí, ano passado, com Dorival Júnior no Vasco, e agora no Santos, ou seja, aquele festival de volantes preocupados em destruir sai de cena para a entrada de meias criativos e atacantes velozes.

Ainda é cedo para enquadrar Antonio Carlos nesse perfil, mas a juventude dele o faz enxergar o futebol de outra forma, semelhante a sua geração. Ontem mesmo, no clássico com o São Paulo, ele já deu mostras disso: promoveu a estreia do lateral Eduardo no lugar do inconstante e estabanado Armero e, com apenas dois volantes (Muricy poria uns quatro) Pierre e Márcio Araújo, foi pra cima do tricolor com Cleiton Xavier, Diego Souza, Robert e Lenny. E o resultado do jogo (2 a 0) mostra que ele começou no caminho certo!

Foto extraída do site globoesporte.com - Julyana Travaglia