sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ocupação Chico Science: um mangue de excentricidades

No último sábado, 6, acompanhado do amigo Carlos Petrocilo, estive na mostra Ocupação Chico Science promovida pelo Itau Cultural, na Av. Paulista. Simples pelo espaço destinado e ao mesmo tempo extravagante pelo estilo e a diversidade cultural ali retratada, Science - onde quer que esteja - deve ter ficado feliz, 13 anos após a sua morte, por ter a sua obra reconhecida e visitada por inúmeros órfãos de suas batidas.

De objetos pessoais como óculos peculiares, roupas exóticas e o característico chapéu de palha sem aba, a Ocupação permite que qualquer pessoa se vista de Science e tire uma foto como o "precursor do manguebeat" se paramentava.


Na mostra você verá de tudo, desde criativos cartazes para divulgação de shows até recados e pequenas reflexões da época em que assinava Chico Vülgo. Um sem número de fotos ao lado de amigos e sempre sorridente, Science parece ganhar vida em cada objeto que um dia foi dele. Credenciais, tambores e um reluzente Landau na entrada da Ocupação exibe videoclips e entrevistas o tempo inteiro, numa tela instalada no porta-malas. Ao lado de pequenos puffs para prestigiar esses vídeos, uma prateleira com os livros que influenciaram seus pensamentos estão ao alcance das mãos do visitante.

Além da mostra em si, uma série de eventos marcará esse período. Debates, shows, exibição de curtas e documentários sobre a cena manguebeat recheada de personagens que dividiram com Science a criação do movimento e revolucionaram de algum modo a música dos anos 90.

A Ocupação Chico Science vai de 4 de fevereiro a 4 de abril de 2010, ou seja, você tem dois meses - agora menos que isso - para reservar uma hora e prestigiar o poeta-caranguejo, que escreveu sua história em meio ao caos de Recife e Olinda, inspirado na riqueza natural de mangues enlameados e deixou um legado de influências na música, arte e cultura recifense. E rapidamente, como que propagado pelas antenas dos caranguejos, suas batidas ganharam o resto do país e do mundo.